Saiba qual é receita para o sucesso na carreira e na vida. Ela é milenar e simples. Surpreenda-se

Milagre, sorte, prosperidade, alegria, felicidade; sucesso — você sabe qual a “mágica” capaz de tornar tudo isso realidade? A boa notícia é que não tem mágica, não depende do metafisico e nem do acaso. É uma fórmula antiga e está à disposição, mas nem todos sabem utilizar.

Se você não tem conseguido atingir o sucesso profissional ou pessoal, é bem possível que esteja ignorando a fórmula, e ai caro leitor, as consequências serão catastróficas.

Mas não se desespere ainda, neste texto listarei com riqueza de detalhes o grande segredo que abrirá de forma “mágica” todas as portas.

Você ficará boquiaberto e dirá — caraca, porque não me disseram isso antes…

Coloque em prática hoje mesmo e perceba os resultados como um passe de mágica. Boa leitura!

A FÓRMULA DO SUCESSO

Quando queremos assistir um filme pedimos indicações. Se vamos fazer uma viagem consultamos os amigos sobre os melhores destinos, hotéis e companhias aéreas. Quando em dúvida sobre a reputação de empresas ou pessoas fazemos o mesmo. Até para namorar pesquisamos entre os conhecidos o histórico da candidata ou candidato.

O grande segredo do sucesso está na vivência, na convivência, nas relações. Afinal de contas, precisamos uns dos outros em todo o tempo. Mas espere um pouco, não pense que seja algo simplista, esse é sim o pilar principal do sucesso, mas tenha cautela, é preciso entender como…

“Pessoas fecham negócios ou são indicadas para posições importantes por indicação, assim, tão ou mais importante que suas habilidades e Know-hall está sua reputação”

Se você não tem boa reputação, então não tem nada. Reputação do latim reputatione — é a opinião ou, mais tecnicamente, uma avaliação social do público em relação a uma pessoa ou empresa. Reputação é tudo.

Como andam suas amizades, sua rede de relacionamento? Qual imagem seus conhecidos e amigos têm de você. Está em alta ou em baixa?

Se não sabe responder a essa pergunta, não havia pensado nisso até agora ou acha que quem tem que ter boa imagem é televisão! Está correndo sérios riscos meu amigo (a).

POR QUE SUA IMAGEM É SEU BEM DE MAIOR VALOR

É bem possível que você não tenha fechado o último negócio, não conseguiu avançar no processo seletivo ou não tenha a promoção que acha que merece porque alguém não falou tão bem de você, ou não tinham nada para falar (o que talvez seja até pior) e assim suas chances se reduziram…

Um produto que vende é aquele que tem pessoas falando a respeito dele. E falando bem.

Talvez você esteja dizendo agora — mas eu não sou um produto. Claro que é. Todos somos um “produto” e, a todo o momento estamos sendo avaliados — no LinkedIn, no Facebook, no Instagram, na empresa, entre os amigos, família ou em qualquer outro meio de interação. Estamos construindo nossa imagem a todo tempo.

Sempre tem alguém avaliando se vale a pena ser seu amigo, te namorar ou até continuar casado contigo. Se realmente você é uma pessoa que serviria para a vaga x, e, se valeria a pena indicá-lo.

Não se engane meu caro — a sua melhor chance está na imagem que passa para os outros.

O QUE VOVÔ ME ENSINOU

Quando eu era menino (e não faz muito tempo :)) meu Avô sempre repetia algo pra nós — eu e meus três irmãos: É melhor ter amigo na praça que dinheiro na caixa (a caixa que ele se referia era o banco Caixa Econômica Federal).

Ele, com toda sua experiência de vida, ensinava-nos sobre a importância de cultivar bons relacionamentos e desenvolver Network. Termo que vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. Palavra da moda, mas que já fazia sentido naquela época. Aprendi desde cedo que conquistar e cultivar amigos é questão de vivência; de sobrevivência.

CRIE E FORTALEÇA SUAS REDES DE RELACIONAMENTO

Criar redes de relacionamentos ou desenvolver um Networking eficaz vai muito além de distribuir/colecionar cartões de visita e/ou adicionar milhares de pessoas nas redes sociais. Uma rede eficaz demanda contato contínuo e habilidades para criar elos de empatia e confiança.

Tem haver com ser alguém interessante, mas sem ser interesseiro — deve se dedicar a encantar pessoas, fazer algo por elas, ajudando-as em suas necessidades —, é a construção de uma boa imagem — sólida e confiável.

Tem muita gente que pensa que frequentar eventos, palestras, workshop ou feiras é fazer Network. Não é. Faz parte, entretanto é só a primeira fase. Nestes momentos poderá ter o primeiro contato com pessoas, trocar e-mails e telefones; o famoso cartão de visitas.

Mas o maior desafio vem mesmo depois: desenvolver o relacionamento, criar sinergia e fazer com que se lembrem de você; queiram contato mais próximo, gere negócios ou quem sabe uma indicação. Aqui começa o trabalho duro e cauteloso…

Já entendemos que não há Networking consistente sem relacionamento correto?! Agora precisamos saber responder a pergunta mais importante: como quebrar a barreira da desconfiança?

Desconfiança?

Claro que sim.

Todos desconfiam das “boas intensões” de todos até que se prove o contrario. Esse é o Mindset criado desde a mais tenra infância por mamãe e papai que diziam:

“Filho (a), nunca confie em estranhos”.

Criar um círculo de contatos demanda troca de informações, influência e aprendizado profissional. Tem que se fazer conhecido, mostrando para as outras pessoas que tem conteúdo e pode oferecer algum valor para ela, que podem confiar em você.

COMECE O TRABALHO EM CASA

Às vezes insistimos em buscar longe o que temos dentro de casa com: familiares, amigos, vizinhos de rua e prédio, igreja, curso ou colegas atuais de trabalho. Essa é a rede mais fácil de trabalhar e também uma das mais efetivas — não queira ser mal quisto por essa galera — destes, podem sair às oportunidades de sua vida.

Já consegui uma oportunidade de trabalho incrível porque me ofereci para formatar o notebook do cunhado de um cunhado o cara ia pagar para fazer e me ofereci para o serviço (aprendizagem pra mim). Ele perguntou se trabalhava com TI e eu disse que era apenas Hobby, pois meu negócio era logística, contudo estava em transição de carreira (desempregado mesmo). O cara era gerente financeiro de uma empresa e disse-me me dá um currículo seu. Ai já viu né! um emprego em troca de uma gentileza para um “desconhecido”.

Faça com que todos saibam o que você faz, o que almeja e aonde quer chegar. Além de criar um engajamento social, visto que não vai querer decepcionar família e amigos, você terá a atenção de todos: amigas da mãe, colegas do pai, parceiros dos irmãos, pessoal da faculdade e por ai vai…

Ajude a todos sempre que possível, pelo simples fato de ativar o gatilho mental da reciprocidade: só convido quem me convida, comprimento quem me cumprimenta, ajudo quem me ajudou. Sentimento de dívida sabe?!

No vídeo abaixo é a “The Fifties” que devolve a gentileza, mas na “vida real” todos querem retribuir. Concorda?

O nome da campanha é: “Gentileza gera sobremesa”. Não é bem lega? 🙂

AGORA PODEMOS IR PRO MERCADO

Bem, trabalhada a nossa rede “interna”, vamos pra fora onde tudo é mais difícil e frio: o mercado de trabalho — ali, se relacionar bem é essencial.

Faz-se necessário ter estratégia clara e objetiva. Para se aproximar e desenvolver relacionamentos construindo redes sólidas.

Para quebrar a barreira da desconfiança e encurtar distâncias, veja se consegue:

1.   Alguém que te apresente: um amigo em comum. Pode ser até amigo de um amigo. O grau de desconfiança cai absurdamente quando a pessoa conhece alguém que sabe quem é você, de onde vem e o que faz;

2.   Ofereça algo realmente de valor: não necessariamente de valor monetário, pode ser de valor intelectual ou sentimental — um artigo ou e-book que escreveu, dicas de uma viagem que fez, livro que leu ou local que frequentou (caso conheça os interesses da pessoa);

3.   Mostre interesse real pelo que a pessoa faz: se não tem alguém que possa te apresentar/falar bem de você, ou não tem nada para oferecer que faça com que o seu alvo de relacionamento te conheça melhor, mostre interesse pela que a pessoa faz:

  • Mande um e-mail falando sobre o texto que ela (e) escreveu e o quanto você achou interessante;
  • Envie uma mensagem com um comentário ou crítica gentil à um produto ou serviço que a pessoa tenha e, sugira algo para melhorar que à ajude a vender mais;
  • Depois de alguns contatos, com interação da pessoa é claro, proponha um café, almoço ou talvez uma vídeo conferência para que possam falar um pouco melhor sobre os pontos de interesse mútuo, mas sempre mostrando a pessoa que você pode trazer pra ela algo de valor.

Após ganhar a confiança da pessoa mantenha contato periódico, e ai pode ser via e-mail, telefone, Whats-app, redes sociais, sinal de fumaça ou qualquer outro modo que não deixe que ele ou ela te esqueça.

Enfim…

Não se chega ao topo sozinho, aliás, não se chega a nenhum lugar sem ajuda. As relações são o caminho para uma vida de prosperidade e sucesso e porque não dizer mais feliz.

Ajudar, colaborar, partilhar, cuidar, doar, são palavras “mágicas”, libertadoras, transformadoras. Quando se adota essas palavras no trato com quem está a sua volta, o universo (ou Deus) te retribui em dobro, pois é uma regra universal: “Só colhemos o que plantamos”.

Essa é a magia da vida: cuidar dos outros com a melhor intensão do mundo, sem esperar nada em troca, no entanto sabendo que é somente dessa maneira que uma boa reputação é construída e que essa lhe trará o sucesso que precisa e espera…

Até a próxima!

Achiles Rodrigues