NÃO TORRE SUA IMAGEM PROFISSIONAL: Saiba como usar o Facebook e o LinkedIn de forma estratégica

Você se lembra da última vez que dormiu sem dar aquela espiada no Zap-zap, Facebook ou LinkedIn?

E quando chega no trabalho, abandona de vez essas mídias ou continua conectado, dando sempre aquela bisbilhotada?

É provável que você, assim como nós, sofra do que especialistas chamam de Ansiedade Digital: não conseguimos ficar mais que 10 minutos longe do celular sem conferir as últimas mensagens não é mesmo?!

Chateado com toda essa dinâmica escravizante, quantos de nós não tomamos medidas radicais:

— Pelas próximas horas não vou acessar minha redes sociais.
Mas aí, ouvimos aquele sinal sonoro do mal.
— Quem será que mandou mensagem? Em que mídia social? Ah meu deus, a mão está coçando para pegar o celular, não resisto, vou dar só uma olhadinha!

Isso é o bastante para nos desestabilizar e acabar com nossa estratégia.

O digital quebrou as barreiras, e nos conectou com os quatro cantos do mundo, no entanto, nos fez dependentes tecnológicos e de mídias sociais: Facebook, WhatsApp, Instagram, LinkedIn, Twitter, Tinder, Snapchat e até do e-mail. Já tem até clínica ganhando dinheiro com”desintoxicação digital”.

Mas como falamos no primeiro artigo desta série: ter uma boa comunicação, clara e eficiente nunca foi tão importante, sobretudo em mídias digitais. Perdeu o artigo? Sem crise, clica ai logo abaixo e confira ☟☟. Nele falamos sobre boa práticas no uso do WhatsApp…

Não torre sua imagem profissional: aprenda a usar WhatsApp, Facebook, e-mail e outras mídias sociais

Pensando em te salvar de futuras enrascadas, e visando a construção de sua marca digital pessoal, neste artigo trataremos de boas práticas no uso das  maiores redes sociais do planeta: o Facebook e o Linkedin, que em teoria, uma é focada na vida pessoal e outra na profissional. Acredita mesmo nisso? Leia até o fim e se surpreenda.

#partiutimeline!

FACEBOOK

Um perfil interessante para todos os públicos

Já discutimos que apesar de muitos não entenderem, nós não somos duas pessoas — uma do mundo físico e outra do mundo virtual —, somos a mesma pessoa vivendo esse dualismo.

O Face é um ambiente extrovertido, interessante, dinâmico e importante. Postamos momentos felizes, comemorações, viagens, apreciação culinária e realizações de sonhos. Mas também nossas frustrações. Deixamos escapar emoções e fazemos revelações da nossa intimidade. Cautela é preciso.

já se perguntou como seus seguidores interpretam suas postagens? O significado de cada jóinha, coração, espanto, olhar desconfiado, enfim; o que está por trás de cada um desses gestos?

A verdade é que não dá pra saber.

O mundo virtual é frio, sem sentimentos e pode torrar sua imagem profissional facilmente. Aquele papo de que o Facebook é meu e nele posto o que quero é coisa de kamikase.

Se deseja ter uma boa marca digital, deve postar conteúdo interessante, útil, engraçado, saudosista ou futurista, mas sempre realista e coerente com sua proposta de vida…

E por quê?

Porque todos olham seu Facebook: sua mãe, sua empresa, seu gestor, seu filho, seu futuro empregador, e certamente seus clientes também olharão.

Vamos discutir alguns pontos de vista que talvez, nós dissemos talvez, possa ser diferente do seu e te ajude a não torrar sua imagem:

1. Rastreamento social online

Você já passou por uma situação em que foi convidado para um evento, não aceitou, mas horas depois fez check in no Face em outro lugar, com outros amigos, talvez mais interessante que o primeiro convite? Daí a pessoa do convite inicial negado, lhe aborda e cobra por que você não foi. O que costuma dizer?

Somos rastreados pelos nossos amigos o tempo todo, posts, check ins, viagens, compras, etc. Saiba usar a ferramenta. Acione o menu configurações, entre em privacidade e altere os padrões originais. Não sabe como fazer? Dá um Google ai cara!

Avalie tudo muito bem — quem pode te marcar em qualquer post, quem pode ver sua localização, se uma postagem específica pode ser vista por todos, só pelos amigos ou apenas por um grupo.

2. Confraternizações e festinhas

Exageros são sempre exageros em qualquer dimensão, seja real ou virtual. Avalie se o ambiente em que está deve ser dividido com as pessoas que citamos acima: mesas “forradas” de bebidas alcoólicas, pessoas com pouca (ou nenhuma) roupa ou cometendo algum ato preconceituoso, isso não é legal.

Em alguns momentos nem é o que perece, mas o que parece é o que entendem por verdade, e ai, sem mesmo ter oportunidade para explicar, já torrou sua imagem. Pergunte sempre se o que está prestes a postar irá te ajudar ou atrapalhar a chegar aos seus objetivos profissionais e pessoais.

3. Sua opinião vale muito

Pensar é ótimo, nos faz pessoas melhores. Discutir pontos de vista, aprender, mudar de opinião é parte do processo evolutivo do ser humano. Agora, expor tudo o que pensamos sem filtro, ser chato e ficar forçando a barra com posicionamento inflexível e repetitivo só faz as pessoas cada vez mais se afastarem do seu perfil.

Imagine você revoltado com a reforma trabalhista expondo comentários do tipo:

Esses empregadores são todos bandidos burgueses exploradores do proletariado. Um bando de sanguessugas que escraviza a classe trabalhadora que não tem condição de brigar pelo seus direitos.

A menos que você seja um militante sustentado por uma ONG que defende esses ideais, não acredito que esse seja um posicionamento inteligente. Seu patrão ao ver o post ficará no mínimo preocupado.

Saber que lutas lutar em público, que posicionamento adotar, o que compartilhar ou que comentários tecer, deve estar alinhado com seu momento profissional e pessoal.

Como deseja ser visto por todos? Lembre-se que a rede é fria e julga muito rápido.

4. Photos

Você já deve ter ouvido sobre uma foto valer mais que 1.000 palavras não é mesmo! Apesar de termos deixado implícito no tópico “confraternização e festinhas” a postagem de fotos é assunto tão importante que entendemos que se faz necessário um aviso mais direto aqui.

Uma foto pode dizer muito sobre você.

Se só posta ostentação pode haver um risco, mas se posta só mazelas e sofrimento, o risco de ser mal interpretado pode ser ainda maior.

O que postar então?

Essa resposta tem que ser só sua. É você que deve saber o que quer ou não tornar público. Tem que encontrar um meio termo; um equilíbrio.

Pergunte sempre: essa foto que vou postar está alinhado com como quero que me vejam? O que vão pensar de mim, como interpretarão?

Quem?

Mamãe, amigos, colegas de trabalho, chefes ou futuros empregadores e clientes.

O Facebook é seu, a vida é sua, as consequências do que faz e como faz também são suas. Essas são simples sugestões e não imposições de conduta. É só um guia para não torrar sua imagem.

LINKEDIN

Esqueça o modo tradicional de chegar em uma boa oportunidade de trabalho; O futuro é aqui e já começou há tempos….

Lançado em 2011 a plataforma é voltada para assuntos profissionais, empreendedorismo, vocações e business. 

Esse oceano de oportunidades reúne 350 milhões de contatos em mais de 200 Países. Isso dá uma boa rede de contatos, não acha?

 

“A Geografia não manda mais em nós!” – Austin Kleon

1. Perfil

Seu perfil mostra quem você é. Então capriche nele, invista tempo, encontre as melhores palavras chaves, capriche no português e complete seu histórico profissional com o máximo de informações, podendo até mesclar com sua história pessoal.

Um perfil sem foto, sem título, descrição profissional, pobre de palavras chaves sobre sua área e que não ressalta suas principais conquistas e habilidades, é um perfil desinteressante, fraco e descartável. Capriche nele:

Coloque nome completo: muitos deixam apenas “Pedro”, “Silvia”, “Maria”. Vamos de sobrenome também amiguinhos!!!

Escreva um título profissional matador: nada de “…”, “buscando novos desafios”, “desempregado”, nem “Contábil” ou “RH”. Prefira uma descrição criativa e que inclua sua atividade profissional nitidamente. Isso fará com que os mecanismos de busca te encontrem facilmente.

Destrua na foto: nada de casamento do amigo, no aniversário do gato, na praia, selfie na garagem, entre outras. O ideal é uma foto com seu traje de trabalho, com fundo branco ou preto, de preferência tratada por profissional. Gaste uma grana ai papai. Sem pirangagem nessa hora.

Escreva artigos sobre sua área de atuação. Anexe trabalhos de sucesso a suas experiências, certificados importantes, trabalhos sociais e tudo mais que fortaleça sua imagem.

2. O maior de todos os erros no uso do LinkedIn

Não espere ficar desempregado para começar interagir na rede. Esse é um erro clássico e um sinal de desespero. Essa é uma rede de relacionamento profissional onde você faz network: se relaciona com uma rede de profissionais sendo interessante e não interesseiro.

É uma regra universal plantar para depois colher: entregue conteúdo relevante sobre a área que atua. Ajude as pessoas conectando-as. Faça curadoria de conteúdo, indique bons livros de negócios, interaja em grupos fechados de seu interesse e esteja presente na rede.

Quando precisar de ajuda, sua rede de contatos saberá que não se trata de um “oportunista”, mas alguém que tem valor ético colaborativo e, se sentirão na “obrigação” de te ajudar.

3. Conexões

Nesta “Guerra” da conectividade profissional, você pode escolher seu arsenal e avançar em direção ao seu objetivo. A plataforma LinkedIn possibilita que você tenha até 30.000 conexões (contatos) em sua conta e quantos seguidores conseguir.

Mas o segredo não é ir adicionando a ermo. Sua rede de contatos pode ser diversificada, mas pode ser principalmente de pessoas com interesses em comum. Afinal, a ideia é se relacionar e ajudar um ao outro.

Mas é importantíssimo também ter uma rede diversificada, com profissionais de várias áreas e segmentos, empresas de tamanhos e localizações diferentes.

Precisamos ter perfis de grandes profissionais em nossa rede, com carreiras brilhantes e consolidadas, assim como, profissionais em início de carreira com grande potencial!

O mundo dá muitas voltas, e estar conectado nos ajudará a acompanhar e até fazer parte dessa volta completa até o objetivo. De novo: contribua, doe, compartilhe, interaja. Você só tem a ganhar com isso.

4. Depoimentos

Você escrevendo bem sobre suas fortalezas é importante, agora imagine outras pessoas que já atuaram contigo escrevendo sobre quem você é, e que habilidades tem! Essa é uma prova social legítima, um gatilho mental que te projeta como autoridade na percepção de quem lê.

Peça depoimento de pares, acima e abaixo: pessoas que já trabalharam com você e conhecem como você se movimenta e o que sabe sobre sua profissão e mercado. Ofereça também depoimentos para outras pessoas: sinceros e verdadeiros. Esses depoimentos tornam-se parte do seu perfil profissional no LinkedIn e são muito bem vistos por todos.

O LinkedIn não é um lugar onde você se cadastra para descolar um emprego, isso também pode acontecer, e acontece. Mas além disso é um lugar para conhecer e se relacionar com outros profissionais, gerar negócio, parceria para projetos, dividir conhecimentos e aprender muito. Comece a vê-lo com novos olhos.

Facebook e LinkedIn são duas ferramentas fantásticas. Plataformas que não tem mais como não usar. VOCÊ PRECISA ESTAR PRESENTE NAS DUAS REDES.

Defina suas prioridades, alvos e objetivos e use a mídia a seu favor profissional e pessoal. Você nunca se arrependerá de fazer assim.

Nossas conexões geram oportunidades que não imaginamos, por isso, crie as melhores conexões possíveis!

Atraia desafio, e seja atraído pelo desafio. Assim sendo, não ficará mais constrangido em consultar essas redes antes de pegar no sono… 

Até a próxima!

Escrito por Achiles Rodrigues e Carlos Eduardo Herrera