O e-commerce é o futuro do varejo e a logística seu coração

A globalização abriu portas, derrubou barreiras e encurtou distâncias para que qualquer marca ou pessoa física possa vender seus produtos de maneira online pelo mundo inteiro.

O digital é uma realidade, e com o advento da internet proporciona acesso ilimitado, e o melhor; ao comando de apenas um click —  estando de qualquer lugar do mundo o consumidor consegue saciar sua fome de consumo.

A venda, migra cada vez mais para ambientes online. Mesmo quando feita de forma física já recebe essa influência. Uma pesquisa realizada nos EUA aponta que 78% das vendas físicas já tem sua consulta de preço feita na internet.

Notando essa grande migração do potencial físico para online, grandes corporações investem pesado em marketing, tecnologia e acessos para capturar maiores oportunidades nesse nicho de consumo que só cresce no Brasil e no mundo.

Players como @mercado livre, @e-bay, @aliexpress, @amazon entre outros grandes varejistas online vem dominando o mercado com plataformas ágeis e intuitivas, interação em tempo real e facilidades do tipo:

Faça do seu jeito; compre em um click; personalize sua conta; cancele quando quiser…

São meios que seduzem o cliente moderno.

Não restam dúvidas que o mercado é promissor, e que o futuro do varejo está no e-commerce. Mas somente a logística pode garantir sua sustentabilidade.

A LOGÍSTICA É O CORAÇÃO DO E-COMMERCE

A logística interna e a entrega final do e-commerce são tão ou mais importantes que a própria loja virtual ou toda a estratégia de marketing e vendas. Visto que podem alavancar as vendas do negócio, bem como acabar com elas deteriorando a reputação da empresa.

O cliente digital tem perfil e expectativas diferentes do cliente físico. Por não ter contato direto com o produto desejado é, impaciente, exigente e ágil em reclamar caso a entrega e o produto não corresponda ao acordado.

Neste quesito a logística é o fator chave e grande diferencial competitivo para toda e qualquer empresa que queira se consolidar no mercado online.

LOGÍSTICA NÃO É SÓ TRANSPORTE SE LIGUE NISSO

Apesar de muita gente achar que logística se resume a transporte, não é bem assim. Logística é a área responsável por prover recursos e informações para a execução de todas as atividades de uma organização.

Processo que se dá desde a compra, entrada de materiais, planejamento de produção, armazenamento, transporte e a distribuição dos produtos finais.

Ou seja, faz parte da logística:

  • Gestão de estoques;
  • Armazenagem;
  • Gestão dos pedidos;
  • Picking ou Order Picking;
  • Packing (serviços de empacotamento)
  • Inventário;
  • Transporte;
  • Logística Reversa.

Todo e-commerce deve estar atento aos processos desde o recebimento do produto de venda, sua armazenagem, separação, embalagem/reembalagem, distribuição e logística reversa.

O transporte por abocanhar a maior parcela do custo logístico merece sim uma atenção especial. Além de ser responsável por até dois terços dos custos sua operacionalização é o grande desafio de toda empresa de e-commerce.

Vender e não entregar, entregar atrasado, com avaria, na quantidade errada e com qualidade inferior ao que o cliente espera é o grande pesadelo da maioria das empresas, portanto, garanta uma logística de qualidade, ela é o coração do seu negócio.

Até a próxima.

Achiles Rodrigues