O Lado Bom da Crise

Desde o inicio de 2015 enfrentamos um agravamento de crises nas esferas econômica, política e judicial: aumento da inflação, queda do PIB, aumento do desemprego, o governo Dilma Rousseff despenca em popularidade, o escândalo do petrolão, as investigações da operação Lava jato e etc. Sim, não há dúvidas, o termo da moda é CRISE. Te convido a ler o artigo até o fim e quando terminá-lo, garanto, serás uma “nova” pessoa.

Crise, como tratá-la?

Tanto no latim (crísis) quanto no grego (krísis) a palavra crise significa“momento de decisão e de mudança súbita”. Diante de tantas incongruências e imprevisibilidade, decisões e mudanças tornaram-se urgentes.

A pergunta que não quer calar: Qual o lado bom da crise? Que ela é inevitável isso já percebemos. Sendo assim, o que ela pode nos ensinar?

Podemos adotar o ponto de vista dos que reclamam; culpando à má gestão do país, lamentar pela sorte que não tivemos ou pelos erros que cometemos. Ou podemos também “arregaçar as mangas” e procurar por um novo ponto de vista, afinal, “todo ponto de vista é à vista de um ponto”. É possível mudar de posição e enxergar diferente, de um novo angulo.

“A crise é necessária”

A crise é bem vinda, e diria até que necessária; desde que produza transformação e um novo tempo. Com a crise tudo fica mais claro, somos convidados aabandonar as zonas de conforto e conformação pensando “fora da caixa” encontrando novas saídas (ou entradas)…

… Diante da crise os que governam buscam ajuda através de alianças (Dilma recorre a governadores), novas análises são inevitáveis, outros caminhos são verificados, comparações são naturais, e assim, o ser interior se transforma, se fecha para balanço, revisa os valores mergulhando dentro de si. Se reinventando e transformando a realidade interior e exterior. Crise seja bem vinda.

A Crise da Lagarta

Minha filha um belo dia me perguntou – pai para que servem as borboletas? E eu pensei! São seres lindos e coloridos, não devem ter outra utilidade senão deixar o mundo mais bonito. Mas antes de ser linda e poder voar livre por ai, ou seja, antes de ser uma borboleta, era uma lagarta. E essa lagarta passou por uma transformação, uma crise ou crisálida (crisálida é a forma intermediaria entre a lagarta e a borboleta)…

… Após atingir a fase de pupa, depois de várias mudanças de pele, o animal usa fios de seda para construir um casulo. A larva fica em total repouso por um período que varia de uma semana a um mês e os tecidos do seu corpo vão se modificando. Quando menos se espera, a borboleta rompe o casulo e libera suas asas, ou seja, vence a crise e se apresenta com uma “roupagem” e uma nova missão: “encantar o mundo”. Perceba que assim como nós a borboleta não nasce pronta.

Não Nascemos prontos

É absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse, mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando… Isso não ocorre com gente, mas com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não pronta e vai se fazendo. Eu, no ano 2015, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado, não no presente (Do livro “Não Nascemos Prontos”).

Desse ponto de vista temos a missão de nos renovar sempre, ganhando vitalidade e adotando novas posturas diante da vida.

“Aproveite a crise”

A vida é uma jornada e não devemos nos imobilizar. O homem nasceu para movimentar-se, não o contrário. É necessário caminhar, agir, criar novas rotinas. Positivismo? Sim, porque não! Mahatma Gandhi disse que “O homem é o produto de seus pensamentos. O que ele pensa ele se torna”.

Acredite, independente da crise que você esteja passando, ela vai passar. Como usá-la a seu favor? Aprenda. Transforme-se. Modifique-se. As maiores ideias surgem no momento de crise. Aja. É em momentos de crise que percebemos e demonstramos o tamanho do nosso potencial.

Portanto, bem vinda seja a crise. Basta querermos e ela nos deixará melhores e mais fortes, transmutados e transcendidos. Transforme-se em uma linda borboleta para poder encantar e voar.

Achiles Rodrigues