Pare de dar desculpas ou caia fora do jogo

Não tem mimimi no mercado de trabalho, aliás, não tem mimimi na vida cara. Desculpas é sinal de incompetência, isso mesmo, incompetência. Não estou sendo ácido, estou sendo direto: explicações, palavras, promessas, são tudo ficção, somente resultado é realidade.

Se quer viver um conto de carochinha não continue a leitura, mas se quiser uma dose de realidade para o sucesso, leia até o final. Lá eu te ensino como adotar 07 Hábitos para ser bem sucedido e evitar o desemprego, ou até mesmo a solidão.

A missão foi dada. Você aceitou? Disse que faria? Concordou com o prazo? Então entrega papai. Ou caia fora do jogo, pede pra sair, assume que não tem comprometimento, competência, gestão sobre seu tempo.

Já viu gente que quando tem que entregar algo, já começa com: veja bem; olha só; na verdade; deixa eu te explicar; tive um probleminha…

O transito estava intenso, o contêiner atrasou, choveu em Boston, o pneu furou, a assistente faltou, o computador deu pau, a gripe me pegou, caiu um raio em minha cabeça, não me enviaram os relatórios, o caminhão quebrou, tive um imprevisto…

Posso ficar nessa lista o dia todo se você quiser. Problemas todo mundo tem meu caro. Desculpas, mesmo aceitáveis, continuam sendo desculpas; justificativas, remendos para uma missão que não foi cumprida.

PARE DE DAR DESCULPAS CARA, OU PEÇA PRA SAIR

(OLHA QUE EU CHAMO O CAPITÃO NASCIMENTO HEM).

Trabalhe para que nunca precise dar uma desculpa. Ficar criando justificativas para explicar porque não chegou ao resultado esperado é coisa de assistente mais ou menos, analista meia boca, gerente incompetente, diretor… Não não, diretor não, pois quem dá desculpas nunca vai chegar ao cargo de diretoria (só se papai for o dono do negócio).

Não importa se sua desculpa é verdade cara. Se são pequenas mentiras em forma de desculpas ou grandes desculpas em forma de pequenas mentiras. NÃO IMPORTA.

Escute uma coisa, e grave com muita atenção: VOCÊ E EU NÃO FOMOS CONTRATADOS PARA DARMOS DESCULPAS. Talvez seja por esse motivo que você ganhe pouco, não é promovido, não tem regalias, não recebe bônus e não chega a lugar nenhum.

Tá muito duro o discurso? Mais um sinal de que você acha que a vida é um poneizinho rosa pulando no arco íris, onde as pessoas te olharão e dirão: tadinho dele, não conseguiu. Fique mais o tempo que precisar para terminar o que você já deveria ter terminado. Hahaha esquece isso ai ôôô fanfarrão.

E se estiver pensando que é só no trabalho que um desculpeiro se ferra, ledo engano. Se ficar abrindo guarda-chuva, apoiando-se em muletas desculpativas em casa, entre os amigos ou em família logo perde esposa, amigos se distanciarão e a família… Bom, essa vai fazer piada no natal ou o ano inteiro, mas não te deixará não (família é coisa de Deus né :)).

Vou te dar uma força ai papai. Fica me devendo uma beleza? Se liga nas 07 dicas ai…

07 HÁBITOS PARA QUEM SER BEM SUCEDIDO E EVITAR O DESEMPREGO (OU A SOLIDÃO)

1.   Tenha disciplina: principalmente com aquilo que se comprometeu. Pare de procrastinar, comece o quanto antes, termine com antecedência.

2.   Negocie os prazos corretamente: calcule os riscos, olhe a agenda, se possível aplique uma “gordura”.

3.   Saiba dizer não: dizendo sim pra tudo que te pedem ou convidam, você será um fracasso. Foque no importante e prorrogue o circunstancial.

4.   Chegue no horário: disse que estaria lá as 08h00min? Então esteja caramba. Respeite o outro, respeite sua palavra.

5.   Elimine algumas frases do vocabulário: gente bem sucedida e de alto desempenho não usa as frases: não deu tempo, a culpa foi de fulano, não fiz por que tive um contratempo. Você não tem muitas chances na vida, então impressione quando tiver uma.

6.   Tenha vergonha de não bater metas: isso mesmo, se aceitou o desafio e não alcançou envergonhe-se. Por mais romântica que ache que a vida seja; ela é feita de metas, desafios, conquistas.

7.   Seja alguém que valha a pena: meu caro — as pessoas mais felizes no casamento, nos negócios, nas amizades, na religião ou em qualquer outro ambiente, são aquelas que na pluralidade da convivência, são singulares. É preciso ser interessante e não um repetidor que segue a boiada com uma vida mediana; medíocre. Seja alguém que valha a pena conviver, contratar, se relacionar, amar.

O problema não são os problemas. O problema é como você enxerga o problema entendeu?

Espero que sim.

Tudo o que a gente conversou até aqui se resume em uma só coisa:

Se você ao invés de fazer o que tem que fazer, quando tem que fazer e do jeito que se comprometeu a fazer, vive dando desculpas, vai ser sempre um zero a esquerda, um bundão. Não vai querer isso vai?

Agora, sem mimimi, VAI LÁ E FAZ!

Até a próxima!

Achiles Rodrigues